Quando trocamos de smartphone, muitos se perguntam “como configurar um celular?”. Afinal, todas as modificações que você fez no aparelho antigo durante todo o tempo que ficou com ele, não vem com o novo.
Ao longo do tempo vamos trocando muitas configurações. Desde as mais simples, como o papel de parede, até as de segurança, brilho de tela e volume. Mas, hoje em dia, ficou muito mais fácil conseguir fazer isso.
Neste conteúdo vamos falar das formas de configurar um celular. Desde o iniciar o uso até as personalizações. Confira a seguir!
Configurações de segurança
As configurações relacionadas à segurança do aparelho são muito importantes. Por isso, não as deixe para depois. É preciso primeiro criar uma forma de bloqueio da tela, seja através de código, digital ou faceID.
Dessa forma, você consegue evitar que terceiros acessem seu celular, protegendo todas as informações que estiverem nele. Você também pode adicionar um código PIN de segurança no chip, evitando que outras pessoas usem o número.
Para fazer essa configuração de bloqueio de tela no Android, você deve abrir configurações e ir em “segurança”. Depois escolha “bloqueio de tela” e selecione qual forma você gostaria de usar.
Já para os usuários Apple, acesse ajustes e procure “touch ID”. Nessa opção você terá como digitar um código de seis números e usar a biometria ou o faceID – dependendo do modelo de iPhone.
Integridade do aparelho
Ao comprar um smartphone novo, há algumas configurações muito importantes que você deve priorizar. A primeira delas é quanto à integridade física do aparelho. Afinal, você investiu dinheiro nele e com certeza vai querer que ele dure bastante.
Por isso, procure uma capinha e película para proteção de tela. Hoje em dia, existem vários modelos no mercado, de diferentes características e preços. Escolha o material que realmente irá proteger, já que se trincar a tela, não será barato para trocá-la.
Entenda como vincular contas
Se esse não for seu primeiro smartphone, saiba que é possível vincular sua conta Google ou Apple no novo aparelho. A grande vantagem disso é que todas as suas configurações que estavam no antigo, vêm para o novo.
Por exemplo, a galeria de fotos, contatos, senhas, aplicativos e até o ajuste de brilho são transferidas automaticamente para o novo aparelho. Para isso, ao ligar o smartphone, já faça o login da conta que estava vinculada ao antigo celular.
No Android, basta ir em configurações, depois “Google” e então “configurar dispositivo próximo”. E no iPhone, basta aproximar os dois aparelhos e na tela de início irá aparecer essa opção automaticamente. Para as duas formas, é preciso deixar o Bluetooth ligado.